Total de visualizações de página

segunda-feira, 9 de julho de 2012

25 dicas de saúde para seu cão


- A cinomose não é transmitida para o homem, mas afeta gravemente o sistema nervoso do cachorro. 


- O rabo de um cão é a extensão de sua coluna! Cortar o rabo é uma cirurgia neurológica.

- Garrafas pet não são brinquedo de cachorro. Ele mastiga e as farpas podem perfur o intestino.

- No verão, a pulga se torna adulta em 12 dias! O calor e a umidade favorecem o ciclo. Já no inverno pode levar 174 dias pra ela ficar adulta.

- Asfalto acumula calor, e cachorro não usa sapato. O piso pode atingir 50 graus de temperatura em dias que o termômetro marca 30. Em passeios sob o sol e alta temperatura é necessário fazer pausas a cada 20 minutos na sombra e oferecer água fresca ao cão.

- Nunca deixe seu cão dentro do carro, nem que esteja na sombra. Cães não suam pela pele e podem morrer por intermação.

- As "almofadas" das patas do cão são mais resistentes que a nossa planta do pé, mas a deles não é um casco, é pele.

- O centro da saciedade no cérebro canino é pouco eficiente. Eles sempre têm apetite. Cabe ao dono do cão regular as porções de comida dele.

- 25% das cadelas não castradas desenvolverão piometra até os 10 anos de idade. Piometria é grave e pode matar. A castração é sempre uma boa.

- Não ofereça o que você come. Pão, chocolate, pimenta, café, fritura, açúcar, cebola e outros alimentos da nossa dieta fazem mal aos cães.

- Coceira frequente pode ser falta de higiene básica ou ainda parasitas, dermatites, alergias. Não subestime os sinais, consulte um veterinário.

- O cão tem 25 vezes mais células olfativas que nós: 300 milhões. Imagine agora como pode afetá-lo um perfume, produtos de limpeza e cigarro.

- Um cão que late, uiva ou choraminga sem parar, indica que algo não vai bem. Cabe a nós descobrir o motivo e providenciar a solução.

- Muitos cães gostam de maçã, mas as sementes devem ser retiradas, pois liberam cianeto no estômago, uma substância tóxica para eles.

- A obesidade desencadeia diversos problemas de saúde, e não é fácil recuperar o peso normal. Cão gordo vive mal e menos tempo.

- Ração não deve ser oferecida à vontade. Ela umedece e adquire fungos que produzem toxinas muito prejudiciais a saúde do cão.

- Fala higiene diária: umedeça algodão ou gaze com soro fisiológico e limpe com cuidado o canto dos olhos do seu cão.

- Troque a água do seu cão ao longo do dia, ela esquenta e suja. E deixe mais de um pote a disposição. Ideal é o de inox.

- Limpeza de orelhas deve ser feita toda semana. Não é difícil, mas é importante saber fazer para não ferir partes internas do ouvido.

- Creme dental humano não é feito para engolir e contém substâncias inadequadas e até perigosas aos cães. Prefira um produto específico.

- Muitos acidentes acontecem porque tutores andam com o cão solto, sem coleira e guia.

- Reduza os riscos de seu cão contrair leptospirose: não deixe vasilhas de água disponíveis na área externa da casa durante a noite.

- Há cães que enjoam dentro do carro. Comece com passeios curtos, não o alimente 3h antes da viagem e, se preciso, peça ao vet um medicamento.

- Cinomose, parvovirose, raiva, coronavirose, hepatite, leishmaniose, leptospirose. Evite essas e outras doenças terríveis: vacine seu cão.

- Castrar não engorda. O que engorda é o tutor oferecer mais do que o cão precisa.
http://twitter.com/#!/QueridoCachorro


Fonte: http://bichinhosprecisamdelar.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ...