Total de visualizações de página

domingo, 23 de dezembro de 2012

A vida para quem fica ...



Espero que estas palavras possam ajudar outras pessoas, que assim como eu perderam uma pessoa muito querida ... ( Mãe, Avó e madrinha em uma só pessoa ... ASTLANE SOLDÁ ... te amo muito ... descanse em paz ... )



Quando nos deparamos com a morte de um ente querido ficamos completamente paralisados e a sensação é de que jamais conseguiremos viver como antes. Sentimos o chão se abrir e todas as nossas crenças ruirem. O mundo, que parecia um lugar seguro, já não parece mais. De fato uma perda, seja ela de que modo for, sempre acarreta uma sensação de impotência e impossibilidade, ainda que momentânea, de sobrevivência. Embora a morte faça parte do ciclo do desenvolvimento, o ser humano luta durante a vida pela idéia da imortalidade, e tenta negar qualquer possibilidade de perda de pessoas amadas. Quando a morte acontece, a sensação de dor é tão grande que temos a impressão de que tudo que está acontecendo é parte de um pesadelo e que em breve, passará. A tarefa mais dificil é constatar que o sonho é real e que é impossível fugir dele.
As pessoas que perdem alguém que amam, realizam um grande esforço para lidar com o sofrimento, para dar sentido ao acontecimento e para encarar a realidade tal como se coloca. A vivência de uma perda que afeta a vida de uma pessoa para sempre é chamada de luto.
Aqueles que vivem o processo de luto precisam aprender a reconstruir um novo jeito de viver sem a pessoa perdida e esta, sem dúvida, não é uma tarefa fácil, nem rápida.
O tempo, que até então era um fator sem grande importância, passa a ser um inimigo a ser enfrentado e , só aos poucos, descobre-se que é dele que virá o acalento.
Talvez, neste exato momento, muitos de vcs se sintam assim, experimentando um terrivel vazio, sem ânimo para continuar vivendo. Este é o inicio de um tempo muito dificil, de um tempo de dor, de um tempo de mudanças e transformações por dentro e por fora também. Este é o tempo do LUTO.

POR QUE DÓI TANTO ??????

A dor que dói dentro do peito é do tamanho da ligação que se tinha com quem partiu. Leva tempo para nos ligarmos a uma pessoa e , por tanto, será necessário também um longo tempo para nos desligarmos dela. Deslçigar não é esquecer, mas é poder viver com a lembraça da pessoa que partiu sem se machucar tanto. Com o passar dos dias e dos meses, essa dor se transformará em saudades e lembranças.

QUANTO TEMPO VAI DURAR ESSE SOFRIMENTO ???

É preciso entender que, neste processo de luto, há dois tempos correndo juntos: o tempo do relógio e o tempo interno de cada um. Estes tempos nem sempre são coincidentes. O tempo do relógio marcará as horas, os dias, as semanas, o mês e os anos; mas o tempo de dentro tem uma marcação diferente. Ele anda conforme as sensações e sentimentos de cada um; por isso o tempo de luto é diferente para cada pessoa. Haverá dias em que a ausência parecerá algo muito recente, algo ainda muito doído. Em outros momentos, haverá uma impressão de melhora, como se o sentimento de falta houvesse rapidamente passado. Sem dúvida, o tempo do relógio irá ajudar o enlutado a entrar novamente na realidade, com o dificil encargo de aprender a conviver com o sofrimento.

OS PRIMEIROS DIAS ...

O dia do falecimento de alguém que amamos é, com certeza, um dia em que tudo parece ser parte de um filme do qual você nunca mais esquecerá. Uma sensação de que o chão se abriu e de que você tem de ser "forte" para não cair, mas suas pernas e seu corpo não controlam tantas emoções e tanta dor.
Os encaminhamentos práticos - velório, sepultamento, avisar parentes e amigos - talvez o distancie um pouco das emoções, mas em algum momento você vai ter de lidar com elas. O estado de confusão é muito comum nestes primeiros dias.
Crises de choro, depressão, alterações de sono, de apetite e de humor são reações esperadas. Neste momento, muitas coisas perderão o sentido para quem vive o luto, até as tarefas mais simples do dia-a-dia poderão ser dificeis demais de serem realizadas.
Quem quizer prestar um apoio, a alguém que vive o luto, poderá realizar essas tarefas cotidianas para permitir que o enlutado se restabeleça e , aos poucos, volte a sua rotina. Voltar para casa sempre é dificil, pois representa voltar para a vida sem a pessoa que perdemos. Esta volta pode ser adiada por alguns dias, mas em algum momento terá de acontecer e será acompanhada de sofrimento.
Todo apoio é bem vindo neste momento, mas é preciso que a pessoa que deseja ajudar esteja pronta para ouvir e enxugar as lágrimas que vão rolar. Não tente impedir o enlutado de sofrer a sua dor, de sentir saudades ... ele precisa "dar palavras a sua tristeza porque o pesar que não fala endurece o coração já sofrido" (Shakespeare).

OS ANIVERSÁRIOS E AS DATAS COMEMORATIVAS ...

As datas de aniversário, de nascimento e morte, assim como outras datas comemorativas, são ocasiões de muito impacto e recordações. Portanto, alterações emocionais são esperadas nestas circunstancias. mas, essas datas não podem ser apagadas do calendário, por mais sofrimento que tragam. É preciso, ao contrário, reaprender a conviver com esses dias e talvez, comemorá-los de um jeito diferente do habitual seja uma boa opção.

COMO POSSO AJUDAR UMA PESSOA ENLUTADA ???
Todo apoio e cuidado dos familiares e amigos são bem vindos, já que a sensação de perda gera instabilidade, desamparo e confusão. Se voce quer ajudar um enlutado, atente para algumas orientações:

* É necessário, em primeiro lugar, que voce o deixe expressar sua dor, permitindo que ele demonstre a saudade da forma que puder;
* Não o impeça de chorar e não lhe exija ser mais forte;
* Seja paciente com as reações diferentes e inesperadas do enlutado;
* Esteja por perto e coloque-se à disposição para ajuda-lo naquilo que for preciso. Neste momento, tarefas simples do dia-a-dia podem parecer dificeis de serem realizados sem auxilio;
* Não finja que nada aconteceu, nem fique tentando distrair a pessoa;
* Deixe-a expressar-se por meio de sua espiritualidade e de suas crenças, mesmo que vc não partilhe delas;

Enfim, se vc quer realmente ajudar, escute o enlutado sem interferir em seus sentimentos. Ás vezes, um abraço e o silêncio são mais eficazes do que um milhão de palavras.
Lembre-se de que a morte, embora seja um processo natural da vida, é um grande enigma para o homem, e a dor da perda será sempre o seu maior sofrimento.

Autoria: Ana Lúcia Naletto/ Lélia de Cássia Faleiros Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ...